Logo-Ana-Site
IMG_0045d

DEPRESSÃO

Depressão

Você sabia que, o Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina, segundo a Organização Mundial de Saúde. Além de ser a doença mais comum em todo o mundo e a principal causa de incapacidade.

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica, caracterizada por tristeza profunda e persistente, perda de interesse generalizado em áreas e atividades que anteriormente havia, acompanhada de sentimentos de desesperança, culpa, amargura, vazio e, às vezes, raiva.

Porém, é importante reforçar que, há uma grande diferença entre tristeza e depressão.

A tristeza é natural e pode ocorrer em função de problemas cotidianos, onde o indivíduo experiência o sentimento até conseguir assimilar e resignificar o que está se passando, ela pode durar horas ou até dias, ao contrário da depressão, que persiste por muito mais tempo.

Alguns sinais de alerta são:
  • Você sente uma tristeza profunda e persistente (há mais de 20 dias).
  • Esta vivenciando alterações no apetite e no sono? Dormir demais ou de menos, sentir nenhuma ou muita fome.
  • Além de sinais psicológicos, a depressão ataca, indiretamente, o corpo, como: tensão acumulada nos músculos (ombros e pescoço), pressão no peito, dores de cabeça, no estômago e etc.
  • Você não sente prazer nas coisas que sentia antes, vivência um desânimo constante.
  • Sente que está perdendo o interesse em interagir socialmente, prefere cada vez mais se isolar do convívio social.
  • Percebe que tem tido cada vez mais dificuldades em se concentrar e tomar decisões.
  • Outro sinal importante, são sentimento de culpa, menos valia, incapacidade e inutilidade.

Sente que a vida está cada vez “com menos sentido”, e que “ninguém se importa com você” ou, “sou um peso na vida dos outros” e de que tudo que dá errado “é culpa sua”.

Se você sente alguns desses sintomas, saiba que não está sozinho!

Procure ajuda de um profissional.

Referências
DSM-5 (American Psychiatric Association; tradução: Tecnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.].5ªed Porto Alegre, Artmed, 2014.ROSA. Antonio Carlos S Marques e MEYER,Elisabeth. Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: Tratamento Passo a passo. 5º ed, Artmed 2016
PORTO. José Alberto Del. Conceito e Diagnóstico. Diponivel em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000500003, acesso em 18 de agosto de 2020.

Chamar no WhatsApp